... existe um sentir que é entre o sentir - nos interstícios da matéria primordial está a linha de mistério e fogo que é a respiração do mundo, e a respiração contínua do mundo é aquilo que ouvimos e chamamos de silêncio.

(Clarice Lispector)

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Um dia cinza.

Tenho dias bons, mas tem dias que eu queria que não existissem, ou que eu passasse por eles meio adormecida, entorpecida, pra não sentir tanta dor.
Hoje está um dia cinza. As cores são boas para definir o humor. Quando tudo está bem, as cores geralmente são quentes, amarelos, laranjas, vermlhos, cores vivas, esfuziantes. Quando se está calmo ou tranquilo, as cores são azuis, verdes e suas variações. Quando se está inclinada à tristeza ou à melancolia, tudo aparece em tons de cinza.
A vontade de chorar me invade muito forte, como há dias não sentia. Uma angústia em nó justo e cego no meu peito. Há algo lá fora que me espera, que aguarda de mim um ímpeto de força e de luta que não consigo encontrar. Uma porta, um caminho, uma saída? Tudo é tão embaçado como neblina de serra, densa e fria.
O céu teve muitas inconstâncias hoje também, eu estive a observá-lo. Ora se abria, ora se fechava. Ora as nuvens se tingiam de laranja e dançavam lentas, ora se juntavam numa massa cinza. O azul apareceu por alguns minutos, mas a chuva não deu as caras desde a manhã. Minhas lágrimas bastaram para umedecer o clima.
Tenho me sentido tão impotente, tão presa num movimento repetitivo que não me leva a lugar nenhum... Tento me alegrar, mas essa angustia no peito vai crescendo, crescendo e ficando maior que eu. Não consigo fazer nada. Às vezes tenho até vontade, mas não consigo.


*R . diz:
-Se tem vontade porque não consegue?
*T . diz:
-não sei... é estranho...
*R . diz:
-O que você tem vontade de fazer quando ela aparece?
*T . diz:
-a angustia ou a vontade de fazer coisas?
*R . diz:
-Não, a vontade, é de fazer o que?
*T . diz:
-sei lá, fazer coisas novas... sair, passear, ir num parque, no cinema, conhecer gente... ou experimentar uma aula de dança, mexer o corpo... e coisas mais a longo prazo, trabalhar, descobrir uma carreira nova e excitante, estudar, mudar de casa, ser indepentende... são muitas coisas, mas ao mesmo tempo elas parecem estar tão longe de mim, não sinto que posso consegui-las.
-to sendo estranha? ou exagerando? sendo dramática?


Dia cinza é dia de se embrenhar nos poços dos poços sem fins...

"Primeiro você cai num poço. Mas não é ruim cair num poço assim de repente? No começo é. Mas você logo começa a curtir as pedras do poço. O limo do poço. A umidade do poço. A água do poço. A terra do poço. O cheiro do poço. O poço do poço. Mas não é ruim a gente ir entrando nos poços dos poços sem fim? A gente não sente medo? A gente sente um pouco de medo mas não dói. A gente não morre? A gente morre um pouco em cada poço. E não dói? Morrer não dói. Morrer é entrar noutra. E depois: no fundo do poço do poço do poço do poço você vai descobrir quê. " (Caio Fernando Abreu - Nos Poços)


2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Se o fundo do poço é cinza, eu já tô lá tem um tempo, inclusive o cinza, só é cinza pq um dia eu soube que ele era assim. No fundo do poço tudo é escuro e não há cor. Esse é o meu lugar e minha cor favorita! "um é o número mais solitário"

    ResponderExcluir